Cargas perdidas nos navios: 33% são causadas por vazamentos ou infiltrações nas escotilhas
- Equipe TiLUB
- Aug 24, 2017
- 2 min read
Estatísticas de danos a cargas e defeitos nas tampas das escotilhas dos navios podem levar a enormes perdas comerciais para todas as partes envolvidas numa viagem marítima.
Quem sente na pele são os Clubes de P&I (grupos de seguros mútuos de armadores e afretadores de embarcações) e Seguradores de Cargas que tem, ao longo dos anos, enormes prejuízos por danos às cargas transportadas. Os dados a seguir foram apurados pelo The London P&I:
Os danos à carga causados por vazamento das tampas de escotilha correspondem a 33% de todos os danos registrados nos navios de seus Membros nos anos 2000, representando milhões de dólares em indenizações.
Estatística das Causas de Grandes Danos à Carga em Navios de Carga Seca:
33% - Vazamentos nas Tampas de Escotilha
20% - Problemas pré-existentes na Carga
18% - Erro Humano
11% - Problemas de Máquinas
8% - Problemas de Estivagem no Navio
5% - Falha Estrutural
5% - Defeito em Tubulação Dentro do Porão

Gráfico 1 - Causas de grandes danos à carga em navios de carga seca (The London P&I)

Figura 1 – Desenho esquemático do sistema de vedação e drenagem
de tampas de escotilha (Fonte: Holds & Hatch Covers – Keith Taylor - The London P&I)
Para realizar a vedação da escotilha, a borracha de vedação do painel é comprimida pelo contato com a barra de compressão da parte superior da braçola da escotilha. Pensando nisso, os Clubes de P&I têm dedicado esforços gigantescos a ações de prevenção e inspeções periódicas nos navios de seus membros.
Tampas de escotilhas, apesar de na maioria das vezes serem objetos pesados, requerem cuidados especiais e ajustes milimétricos para que continuem mantendo sua estanqueidade ao tempo e operacionalidade com segurança. Cada parte de sua estrutura e cada elemento acessório contribui de alguma forma para a manutenção da estanqueidade e, portanto, merece atenção e inclusão no sistema de inspeção e manutenção planejada do navio.
A realização de inspeções regulares e testes de estanqueidade de tampas de escotilha previnem eventuais acidentes, riscos à navegabilidade do navio, danos à carga e potenciais indenizações envolvendo milhares de dólares.
O método de teste por ultrassom tem cada vez ganho aceitação no mercado e já existem Clubes de P&I, como é o caso do American Club, que já não mais aceita outro tipo de teste como prova de estanqueidade das tampas de escotilha dos navios de seus Membros. Com a progressiva redução do custo do equipamento de teste e com a maior divulgação do método, haverá uma forte tendência para que em poucos anos a grande maioria das entidades envolvidas no comércio marítimo, também, elejam o método de Teste de Estanqueidade por Ultrassom como a maneira ideal de comprovação da estanqueidade de tampas de escotilha.
Material apresentado no 24o. Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore.
Comments